Seguem abaixo os procedimentos para as solicitações relacionadas ao sistema de videomonitoramento, listadas pela Supervisão de Proteção Escolar (SPEC) da Secretaria de Estado da Educação (specvideo@fde.sp.gov.br).
1. Solicitação de Manutenção no Sistema:
- descrever o problema de forma detalhada, informando um telefone para contato. Nossa primeira providência será acessar o sistema da unidade solicitante remotamente e, se não for possível solucionar o problema através da intervenção remota, será feito o agendamento da visita técnica e informada a data prevista para o atendimento, via e-mail (specvideo@fde.sp.gov.br).
2. Solicitação de Imagem:
- Informar data da ocorrência;
- Horário (pode ser aproximado);
- Números das câmeras que deverão ter as imagens resgatadas. Esta informação encontra-se no monitor.
3. Documentação necessária para a liberação das imagens:
- Boletim de Ocorrência,
- Registro de Ocorrência Escolar (ROE);
- Termo de Confidencialidade devidamente preenchido, assinado e com o carimbo da escola. Os documentos devem ser enviados digitalizados, juntamente com a solicitação de imagens.
O modelo do Termo de Confidencialidade será encaminhado à unidade no ato da solicitação.
Além dos documentos já listados, as imagens serão liberadas desde que sejam solicitadas pelas autoridades competentes, para investigação/apuração de ocorrências, no caso de abertura de inquérito (ex.:pedido de um delegado(a) de polícia). Trata-se de uma medida de segurança, tanto para a Unidade Escolar solicitante, quanto para a Secretaria da Educação, uma vez que, o uso ou reprodução indevida de imagens é crime previsto em lei.
Obs.: As imagens permanecem armazenadas por aproximadamente 20 dias após a ocorrência dos fatos. Após esse período as gravações são sobrepostas de acordo com a capacidade de armazenamento e apagadas automaticamente.
As mídias com as imagens solicitadas serão enviadas para o endereço da unidade solicitante, através do correio (sedex). Caso o representante da unidade escolar queira retirar os arquivos pessoalmente, este deverá comparecer a Secretaria de Estado da Educação, situada na Praça da República, 53 – Sala 14 – Centro, São Paulo – SP, após o agendamento da retirada.
Ressaltamos que todos os procedimentos referentes às solicitações se fazem necessários para que possamos garantir um atendimento de forma organizada e com qualidade.
Contamos com a colaboração de todos e permanecemos à disposição.