Mediotec

Mediotec

Oferta Voluntária Informamos que por meio de proposta denominada Pronatec Oferta Voluntária, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, estão abertas até o dia 14/06, as inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC ou qualificação profissional, como também, para cursos Técnicos de Nível Médio, ambos nas modalidades presencial e a distância.

Os cursos são destinados prioritariamente a alunos maiores de 15 anos, matriculados no ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos. Também podem se inscrever, àqueles que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, pessoas com deficiência, povos indígenas e de comunidades quilombolas, e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Além desse público, todo cidadão brasileiro maior de 15 anos também poderá se inscrever pelo site www.pronatec.mec.gov.br ou pelo site http://pronatec.mec.gov.br, pois havendo vagas, serão atendidos. Esclarecemos que os cursos FIC têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independentemente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho, aproximando-os do universo da Educação. São voltados, portanto, à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho. Eles são de curta duração, em média, 4 (quatro) meses de curso, focam nos aspectos práticos da profissão e têm alta taxa de empregabilidade, pois atendem as necessidades do mercado em cada região do País.

Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas até 1.200 horas, com duração média de 1 a 2 anos e meio mais estágio profissional supervisionado, quando previsto no projeto do curso. Para realização dos cursos técnicos do Pronatec Oferta Voluntária, o estudante tem que possuir no ato da inscrição o ensino médio completo.

Os cursos FIC e Técnico serão ofertados tanto na modalidade presencial como a distância. Os cursos FIC EaD são 100% a distância e necessitam de computador ou tablet com acesso à Internet para sua realização. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional e, Diploma, quando Curso Técnico de nível Médio. Acesse aqui a listagem de curso.

DGREM